Linhas de pesquisa

A nossa missão enquanto grupo é entender como a aprendizagem em Ciências e Biologia ocorre a partir das ações que envolvem os museus de ciências e a divulgação científica. Veja abaixo as quatro principais linhas das nossas pesquisas:


Aprendizagem em Museus de Ciências e outros espaços científico-culturais

O objetivo é investigar como a aprendizagem em museus de ciências e outros espaços científico-culturais pode ser otimizada, a fim de promover um maior engajamento e compreensão dos visitantes em relação aos temas científicos apresentados. Os modelos e estratégias educativas e comunicacionais utilizadas pelos museus e outros espaços científico-culturais, bem como o impacto dessas abordagens na aprendizagem dos visitantes são focos de análise.

Educação escolar e Divulgação Científica

Analisar como a educação escolar promove e se apropria da divulgação científica, bem como contribui para o desenvolvimento de uma cultura científica na sociedade. Para isso, serão investigados os diferentes métodos de ensino utilizados pelos professores, bem como as práticas de divulgação científica adotadas por instituições educacionais e científicas. Também será avaliado o impacto da educação escolar na formação de uma visão crítica.

Representações e percepções da Ciência e Tecnologia

Realizar pesquisas sobre as percepções, as atitudes, os conhecimentos e o engajamento dos diferentes públicos em C&T. Além disso, desenvolver estudos sobre as representações dos cientistas e da ciência em programas de TV, na internet e em redes sociais, bem como a compreensão do papel da mídia na relação entre cientistas e sociedade. Também é relevante analisar o impacto dessas representações na percepção do público.

Tecnologias educacionais e Divulgação da Ciência

Concentra-se na investigação e aplicação de tecnologias para promoção da educação e a divulgação científica de maneira acessível, planejada e direcionada para a aprendizagem. O objetivo dessa linha de pesquisa é explorar como as tecnologias educacionais podem ser utilizadas para aumentar o interesse e o entendimento do público em relação aos avanços científicos, suas aplicações práticas e impactos nos diferentes espaços educacionais.