Projetos

O LEAD iniciou suas atividades em 2020, mas já vem desenvolvendo diversos projetos de pesquisa e extensão. Conheça um pouco mais do nosso trabalho e venha construir conosco essa história:

Projetos de pesquisa

Período: 2019 - Atual

(Re)pensando os caminhos da divulgação científica através da parceria universidade, escola e comunidade: A Teoria Histórico-Cultural da atividade como base para intervenção e interpretação.

Entendendo o (Re)pensar os caminhos da divulgação científica com algo urgente e necessário, este projeto se propõe a responder as seguintes perguntas de pesquisa: Quais as contradições e tensões envolvidas no processo de divulgação científica? Como são constituídas as atividades dos sujeitos envolvidos nesse processo? Como desenvolver planos de divulgação científica que favoreçam a democratização do conhecimento?

Responsáveis: Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Sabrina Paulino de Souza Maciel (IC), Joyce Fico Ramalhães de Souza (Mestranda).

Período: 2020 - 2021

A relação entre o público e o cenário expositivo no Museu do Amanhã: um olhar a partir da perspectiva da alfabetização científica.

O objetivo da pesquisa é entender como as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente é abordada na exposição do Museu do Amanhã, localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Período: 2020 - 2021

Financiamento: Museu do Amanhã - RJ.

Responsáveis: Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Prof.ª Dr.ª Adriana Pugliese Netto Lamas (UFABC) e Prof.ª Dr.ª Martha Marandino (USP).

Projetos de extensão

Período: 2021 - Atual

Divulgação Científica: parceria entre escolas, museus e universidade

Nosso objetivo é elaborar e oferecer um curso para discussão dos aspectos teórico-práticos da divulgação científica. Os participantes serão organizados em grupos de trabalhos compostos por cursistas ligados a diferentes setores da sociedade, tendo a oportunidade de elaborar uma ação de divulgação científica interdisciplinar e embasada em aspectos teóricos.

Financiamento: PROEC - UFABC.

Responsáveis: Joyce Fico Ramalhães de Souza (mestranda), Sabrina Paulino de Souza Maciel (IC), Alessandro Paulino Pereira (bolsista), Eduardo Dantas Leite (bolsista), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

Mestrado

Período: 2021 - Atual

O ensino semipresencial na graduação: um estudo de caso na UFABC

O objetivo geral desta pesquisa é identificar com base no relato do docente os tipos de suportes necessários para o desenvolvimento de disciplina na modalidade semipresencial no contexto da UFABC, assim como avaliar na perspectiva do professor a qualidade dos suportes utilizados e disponíveis para promoção da disciplina semipresencial.

Responsáveis: José Adriano Silva de Oliveira (Mestrando), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - Atual

A extensão universitária no campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos: análise das relações com a comunidade do Vale do Ribeira

Esse projeto visa responder quais foram e são os principais obstáculos das atividades extensionistas em uma universidade que as prioriza desde o princípio. Além disso, busca-se entender ainda, quais foram os impactos e as relações estabelecidas com os moradores da região, e qual a perspectiva da comunidade local quanto a essa Universidade.

Responsáveis: Joyce Fico Ramalhães de Souza (Mestranda), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - Atual

Desafios e possibilidades para as meninas adolescentes se envolverem com as Ciências da Natureza

A desigualdade de gênero, exclusão social e fatores históricos colocam as meninas e mulheres em desvantagem frente aos cursos de Ciências da Natureza. O objetivo da pesquisa é compreender o envolvimento e participação das meninas adolescentes em atividades investigativas em uma ação extensionista.

Responsáveis: Silvana Pavão Teixeira Papalardo (Mestranda), Prof. Dr. Marco Antonio Bueno Filho (orientador), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (coorientador), Profa Dra Fernanda Franzolin (coorientadora)

Iniciação Científica

Período: 2020 - Atual

Neurociência e educação: Um estudo sobre as características da divulgação neurocientífica para professores

Essa pesquisa busca investigar quais as características da divulgação neurocientífica direcionada à professores. Para isso, propõe-se a analisar textos de divulgação científica publicados em portais direcionados à professores, que referem-se à interface entre neurociência e educação, e detectar temas, ênfases e padrões presentes nestes textos.

Responsáveis: Beatrix Vitoria Venturuni de Melo Almeida (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - Atual

Mapeamento das informações divulgadas por influenciadores digitais a respeito dos zoológicos

A pesquisa foi estruturado a partir da seguinte pergunta norteadora: Quais tipos de informações são divulgadas contra o funcionamento dos zoológicos por influenciadores digitais no Instagram? Os objetivos da pesquisa são identificar influenciadores digitais contrários aos zoológicos, mapear e caracterizar os argumentos disseminados por eles contra o funcionamento dessas instituições.

Responsáveis: Anna Beatriz Neira Leite (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - Atual

Análise da divulgação de informações a respeito da entrega voluntária de animais silvestres

O tráfico de animais silvestres é um assunto razoavelmente divulgado na mídia, em geral, o tema aparece quando ocorre a apreensão de um grande número de animais. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo identificar quais tipos de informações são fornecidas a respeito da questão do tráfico de animais e de que forma elas podem contribuir para a conscientização da população.

Responsáveis: Ana Beatriz Araújo do Carmo (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: Concluído

Para além das exposições: estratégias educacionais e comunicacionais dos aquários e zoológicos nas redes sociais

As estratégias comunicacionais e educacionais utilizadas pelos museus vêm passando por uma série de mudanças. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as estratégias de comunicação utilizadas por aquários e zoológicos em seus perfis do Instagram.

Responsáveis: Sabrina Paulino de Souza Maciel (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)