Projetos

O LEAD iniciou suas atividades em 2020, mas já vem desenvolvendo diversos projetos de pesquisa e extensão. Conheça um pouco mais do nosso trabalho e venha construir conosco essa história:

Projetos de pesquisa

Período: 2022 - Atual

Espaços museais, alfabetização científica e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente

O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas?

Responsáveis: Adriana Pugliese Netto Lamas (Coordenadora). Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira,, Martha Marandino, Karina Assunção, João Rodrigo Santos da Silva, Vanessa Aparecida do Carmo, Patricia da Silva Sessa, Eduardo Dantas Leite, Nathalie Freitas Alvaide, Adriana Mattos, Itamar Soares Oliveira, Natalia Candido Vendrasco, Ana Regina de Oliveira Hungaro, Carla Gruzman, Vanessa Goulart, Adriano Dias de Oliveira, Marcus Pinto Soares e Silva, Ianna Gara Cirilo.

Período: 2019 - Atual

(Re)pensando os caminhos da divulgação científica através da parceria universidade, escola e comunidade: A Teoria Histórico-Cultural da atividade como base para intervenção e interpretação.

Entendendo o (Re)pensar os caminhos da divulgação científica com algo urgente e necessário, este projeto se propõe a responder as seguintes perguntas de pesquisa: Quais as contradições e tensões envolvidas no processo de divulgação científica? Como são constituídas as atividades dos sujeitos envolvidos nesse processo? Como desenvolver planos de divulgação científica que favoreçam a democratização do conhecimento?

Responsáveis: Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Sabrina Paulino de Souza Maciel (IC), Joyce Fico Ramalhães de Souza (Mestranda).

Período: 2020 - 2021

A relação entre o público e o cenário expositivo no Museu do Amanhã: um olhar a partir da perspectiva da alfabetização científica.

O objetivo da pesquisa é entender como as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente é abordada na exposição do Museu do Amanhã, localizada na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Período: 2020 - 2021

Financiamento: Museu do Amanhã - RJ. 

Responsáveis: Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Prof.ª Dr.ª Adriana Pugliese Netto Lamas (UFABC) e Prof.ª Dr.ª Martha Marandino (USP).

Projetos de extensão

Período: 2024 - atual

Revista Versos e universos

O projeto envolve a criação e publicação de uma revista de divulgação científica intitulada "Versos e Universos", destinada a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e a outros interessados. Surge da vontade de unir duas esferas culturais, a Literatura e as Ciências, por meio da utilização de contos de ficção especulativa que se entrelaçam com os conceitos e a natureza da prática científica. 

Financiamento: PROEC - UFABC

Responsáveis: Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Igor Espindola de Almeida (Mestrando), Rafael Vilas Boas dos Anjos Govea (Graduando).

Período: 2023 - atual

ClickCiência UFABC: produção de uma série de vídeos de divulgação científica com pesquisadores da Universidade Federal do ABC

O projeto tem como objetivo produzir vídeos com os pesquisadores vinculados à Universidade Federal do ABC apresentando suas linhas de atuação e pesquisas em desenvolvimento, buscando o fomentar o diálogo sobre Ciência e Tecnologia entre Universidade e Sociedade. Para tanto, os vídeos serão produzidos em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) e Instituto da Cultura Científica (ICC), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Financiamento: PROEC - UFABC

Responsáveis: Tárcio Minto Fabrício, Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Mariana Rodrigues Pezzo (UFSCar), Adilson Jesus Aparecido de Oliveira (UFSCar).

Período: 2023 - 2023

Divulgação Científica: parceria entre escolas, museus e universidades (Segunda edição)

Nosso objetivo é elaborar e oferecer um curso para discussão dos aspectos teórico-práticos da divulgação científica. Os participantes serão organizados em grupos de trabalhos compostos por cursistas ligados a diferentes setores da sociedade, tendo a oportunidade de elaborar uma ação de divulgação científica interdisciplinar e embasada em aspectos teóricos.

Financiamento: PROEC - UFABC

Responsáveis: Joyce Fico Ramalhães de Souza (mestranda), Sabrina Paulino de Souza Maciel (IC), Clara Roman (bolsista), Victoria Alves Porto (bolsista), Giuliana Moreira Celestino (voluntária), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

Período: 2021 - 2021

Divulgação Científica: parceria entre escolas, museus e universidades

Nosso objetivo é elaborar e oferecer um curso para discussão dos aspectos teórico-práticos da divulgação científica. Os participantes serão organizados em grupos de trabalhos compostos por cursistas ligados a diferentes setores da sociedade, tendo a oportunidade de elaborar uma ação de divulgação científica interdisciplinar e embasada em aspectos teóricos.

Financiamento: PROEC - UFABC

Responsáveis: Joyce Fico Ramalhães de Souza (mestranda), Sabrina Paulino de Souza Maciel (IC), Alessandro Paulino Pereira (bolsista), Eduardo Dantas Leite (bolsista), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

Mestrado

Período: 2024 - Atual

O potencial de jogos mobile com a temática de paleontologia para promoção da alfabetização científica

O projeto de mestrado propõe investigar as dimensões da alfabetização científica presentes em jogos mobile com a temática de paleontologia. A pesquisa visa analisar como tais jogos podem contribuir para o aprendizado científico, particularmente no contexto da paleontologia, proporcionando uma abordagem engajadora e interativa. O objetivo é fornecer apontamentos relevantes para a integração desses recursos lúdicos no contexto educacional, visando aprimorar a alfabetização científica dos usuários. 

Responsáveis: Yuri de Oliveira Monteiro Nobre (Mestrando), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2024 - Atual

A abordagem interdisciplinar no ensino de ciências no contexto da educação prisional

A pesquisa busca compreender como a integração de diversas disciplinas pode enriquecer o aprendizado científico em ambientes prisionais, promovendo uma educação mais significativa. Serão explorados métodos pedagógicos que incentivem a interdisciplinaridade, considerando as especificidades e desafios do contexto prisional. O objetivo é analisar o desenvolvimento de estratégias educacionais que abordem os aspectos científicos de forma integrada e contextualizada.

Responsáveis: Rosemeire Dutra dos Santos (Mestranda), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2024 - Atual

Os fundamentos da Educação Soviética para a superação das debilidades do ensino-aprendizagem na escola pública

Explorando os princípios e estratégias pedagógicas adotadas no contexto soviético, busca-se identificar elementos que possam ser aplicados para aprimorar a qualidade educacional em instituições de ensino público. A pesquisa abordará aspectos como a igualdade de acesso, a formação de professores e as metodologias de ensino utilizadas durante o período soviético, visando extrair pilares relevantes para aprimorar a eficácia do ensino nas escolas públicas contemporâneas.

Responsáveis: Karoline Alves Vilela (Mestranda), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2022 - Atual

Dimensões da alfabetização científica: Uma análise das possibilidades do uso de objetos museais em aulas de Biologia

Essa pesquisa ao avaliar as contribuições da inserção dos objetos museais em aulas de Biologia contribui para a análise das relações museu-escola, tais dados podem nortear ações futuras na educação formal e não formal e seus desdobramentos. Para tanto, o projeto foi estruturado a partir da seguinte pergunta norteadora: Quais dimensões da alfabetização científica podem ser trabalhadas a partir da inserção dos objetos museais em sala de aula?

Responsáveis: Sabrina Paulino de Souza Maciel (Mestranda), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - Atual

O ensino semipresencial na graduação: um estudo de caso na UFABC

O objetivo geral desta pesquisa é identificar com base no relato do docente os tipos de suportes necessários para o desenvolvimento de disciplina na modalidade semipresencial no contexto da UFABC, assim como avaliar na perspectiva do professor a qualidade dos suportes utilizados e disponíveis para promoção da disciplina semipresencial.

Responsáveis: José Adriano Silva de Oliveira (Mestrando), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - Atual

A extensão universitária no campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos: análise das relações com a comunidade do Vale do Ribeira

Esse projeto visa responder quais foram e são os  principais obstáculos das atividades extensionistas em uma universidade que as prioriza desde o princípio. Além disso, busca-se entender ainda, quais foram os impactos e as relações estabelecidas com os moradores da região, e qual a perspectiva da comunidade local quanto a essa Universidade.

Responsáveis: Joyce Fico Ramalhães de Souza (Mestranda), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - 2022

Desafios e possibilidades para as meninas adolescentes se envolverem com as Ciências da Natureza

A desigualdade de gênero, exclusão social e fatores históricos colocam as meninas e mulheres em desvantagem frente aos cursos de Ciências da Natureza. O objetivo da pesquisa é compreender o envolvimento e participação das meninas adolescentes em atividades investigativas em uma ação extensionista.

Responsáveis: Silvana Pavão Teixeira Papalardo (Mestranda), Prof. Dr. Marco Antonio Bueno Filho (orientador), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (coorientador), Profa Dra Fernanda Franzolin (coorientadora)

Iniciação Científica

Período: 2023 - Atual

Alfabetização científica em museus de Microbiologia

Neste projeto de pesquisa, propomos investigar as características educativas das exposições do Museu de Microbiologia do Butantan, localizado em São Paulo, Brasil, e do Micropia, localizado em Amsterdam, Holanda. O objetivo principal deste estudo é analisar como elementos expositivos desses dois museus contribuem para a alfabetização científica dos visitantes, especialmente em relação ao tema da microbiologia. 

Responsáveis: Vinícius Perez da Silva (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2022 - 2023

As visitas de famílias no Parque Zoológico Municipal de Bauru-SP: análise das conversas e estratégias expositivas

Este estudo examina a integração entre estratégias de exposição e espaços não formais, utilizando o Parque Zoológico Municipal de Bauru, São Paulo. A pesquisa foca na análise do espaço e abordagens de exposição, mediadas durante visitas do público. Sete famílias foram selecionadas para acompanhamento no início do zoológico. A análise do conteúdo das interações revelou estratégias eficazes para promover a conexão dos visitantes com o espaço e facilitar a aprendizagem sobre a fauna.

Responsáveis: Graziela Lohara Ramos Correa (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2022 - 2023

Influência das emoções na aprendizagem: análise da relação entre visitantes e aparatos interativos na exposição internacional Túnel da Ciência Max Planck

Essa pesquisa se concentra em analisar as relacionadas com a interação do visitante com os aparatos de uma exposição científica. A pesquisa é norteada pelas perguntas: de que modo as emoções estão associadas à aprendizagem e como contribuem para a mesma? É possível categorizar as emoções vivenciadas pelos visitantes para compreender o processo de aprendizagem? Qual é o papel dos aparatos museológicos diante da aprendizagem do visitante? O que a neurociência tem a dizer neste aspecto?

Responsáveis: Beatriz Fugagnolli Giacon (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - 2022

Análise da divulgação de informações a respeito da entrega voluntária de animais silvestres

O tráfico de animais silvestres é um assunto razoavelmente divulgado na mídia, em geral, o tema aparece quando ocorre a apreensão de um grande número de animais. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo identificar quais tipos de informações são fornecidas a respeito da questão do tráfico de animais e de que forma elas podem contribuir para a conscientização da população.

Responsáveis: Ana Beatriz Araújo do Carmo (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2020 - 2022

Neurociência e educação: Um estudo sobre as características da divulgação neurocientífica para professores

Essa pesquisa busca investigar quais as características da divulgação neurocientífica direcionada à professores. Para isso, propõe-se a analisar textos de divulgação científica publicados em portais direcionados à professores, que referem-se à interface entre neurociência e educação, e detectar temas, ênfases e padrões presentes nestes textos.

Responsáveis: Beatrix Vitoria Venturuni de Melo Almeida (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2021 - 2022

Mapeamento das informações divulgadas por influenciadores digitais a respeito dos zoológicos

A pesquisa foi estruturado a partir da seguinte pergunta norteadora: Quais tipos de informações são divulgadas contra o funcionamento dos zoológicos por influenciadores digitais no Instagram? Os objetivos da pesquisa são identificar influenciadores digitais contrários aos zoológicos, mapear e caracterizar os argumentos disseminados por eles contra o funcionamento dessas instituições.

Responsáveis: Anna Beatriz Neira Leite (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2020 - 2021

Para além das exposições: estratégias educacionais e comunicacionais dos aquários e zoológicos nas redes sociais

As estratégias comunicacionais e educacionais utilizadas pelos museus vêm passando por uma série de mudanças. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as estratégias de comunicação utilizadas por aquários e zoológicos em seus perfis do Instagram.

Responsáveis: Sabrina Paulino de Souza Maciel (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)

Período: 2020 - 2021

A Cultura Científica da Região do ABC: desenvolvimento de uma plataforma digital

Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que integrasse as iniciativas de difusão científica, cultural e tecnológica da região do ABC, ademais, buscava-se o desenvolvimento de um espaço virtual colaborativo em que fosse possível a avaliação desses espaços pelo público e a proposição de atividades a serem desenvolvidas por docentes em visitas com suas turmas.

Responsáveis: Erikson Richard Lima Kindler. (IC), Prof. Dr. Bruno Rafael Santos de Cerqueira (orientador)